Vendas pela Internet

Dicas para vender pela internet

Para vender, não importa qual seja o negócio, é preciso satisfazer o cliente. Na internet, a lógica é a mesma. 

O ambiente online é, hoje, responsável por milhares de vendas anuais. No entanto, não basta estar presente: é imprescindível buscar estratégias de como vender mais pela internet.

A cada dia novos vendedores entram nesse mercado, a concorrência também aumenta, o que demanda ações para se diferenciar e conseguir estar à frente. Além disso, é preciso evitar alguns erros, para não ficar para trás e adotar as ferramentas certas de forma estratégica.

Para ajudar você, aqui neste artigo, você encontrará algumas orientações valiosas para seu comércio faturar mais no fim do mês. Continue lendo para conferir dicas para vender mais e erros que você não deve cometer!

Porque vender pela internet?

A resposta para esse questionamento tem relação direta com as tendências comerciais do novo normal. Nos últimos 10 anos, o volume de vendas pela internet vem crescendo, houve um grande salto de 47% no aumento de faturamento em 2020 e a previsão é otimista para um novo aumento e 2022.

Hoje a compra pela internet é amplamente aceita pelos consumidores brasileiros.

Conheça 10 dicas para vender mais pelos meios digitais

1. Prepare-se

Antes de dar o primeiro passo, é preciso entender quais investimentos são necessários, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes. Pensar como será a estratégia de marketing a abordar. E se está pensando em focar em grandes nichos de mercado como a shopee, tenha em mente que este será uma competição basicamente por preço.

2. Tenha um site 100% funcional

Tudo o que estiver disponível no site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa de uma navegação facilitada, para que não desista e procure uma concorrente.

3. Não prometa o que não puder cumprir

Seja claro nas questões sobre cobrança de frete e prazo de entrega. Já em termos legais, o empreendimento deve alinhar-se às regras obrigatórias para funcionamento de lojas virtuais.

4. Dedique-se à logística

Não existe contato físico na compra pela web, e isso gera uma grande expectativa no cliente para receber a mercadoria. O tempo de espera deve ser igual ou menor que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar impecavelmente embalada. Sempre!

5. Ofereça multicanais ao cliente

É necessário estar presente nas redes sociais, criar um blog, ter um chat ou um e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de ter um número de telefone bem visível no site. É muito importante facilitar ao máximo o acesso do cliente ao negócio, pois o comprador pode sentir a necessidade de contatar a loja antes, durante ou depois da compra.

6. Monte uma equipe preparada e bem treinada

Conteúdo, design, questões relacionadas à tecnologia da informação e ao marketing: todos os profissionais dessas áreas devem conversar, interagir, integrar-se para que se alcance êxito no trabalho que cada um executa.

7. Anuncie

Uma boa maneira é começar fazendo testes com pequenos investimentos e medindo os resultados (verificando se houve aumento de cliques, de visitas e de vendas). Há muitas maneiras de fazer anúncios na internet: por links patrocinados (destaques para os mecanismos de busca como Google), mídias sociais e outros.

8. Invista em SEO

O trabalho de Otimização para Mecanismos de Buscas, ou SEO é direcionar os motores de busca para dar destaque ao conteúdo. Hoje, os sites de busca são a principal fonte de procura de informações pelos que navegam na web. Portanto, ter um site bem posicionado nesses buscadores é fundamental para ser visto.

9. Participe de um marketplace

Ter uma loja não garante o tráfego de pessoas para o seu site, por isso ter estratégias de anúncios, SEO e redes sociais são importantes. Mas participar de marketplaces como Mercado Livre, Magazine Luiza e Americanas.com pode fazer seu negócio ficar exposto a grandes volumes de tráfego. A vantagem é que você só é cobrado quando realiza a venda.

10. Invista na gestão do negócio

O back office (“a parte de trás do balcão”) representa a estrutura física completa dos bastidores do site de uma loja virtual e é fundamental gerenciá-la para garantir que o produto adquirido pelo cliente seja entregue de acordo com as especificações e o prazo combinado.

Quer saber mais…

Venha conversar comigo a respeito!

Fonte: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigoshome/dez-dicas-de-sucesso-para-vender-na-internet,2171ce6326c0a410VgnVCM1000003b74010aRCRD

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